Home Notícias Trabalhadores em risco, no Norte do Estado

Trabalhadores em risco, no Norte do Estado

A Petrobrás segue tentando retirar os direitos dos/das trabalhadores/as, em especial na região Norte do Estado. Não basta tentar vender os ativos e incluir os campos terrestes da região na privatização da empresa. Agora, gerências começam a ameaçar a mudança de escala de trabalho dos/as petroleiros/as.

A empresa quer retirar os/as trabalhadores/as dos horários de turno especial e enquadrá-los/as no serviço administrativo. O Sindicato é contrário, e vai seguir lutando em defesa dos direitos dos/as petroleiros/as e contra a venda dos campos terrestres da região. Nesta quinta (18) acontece uma reunião, à tarde, do sindicato com a gerência da Unidade Operacional da Bahia (UO-BA).

Ameaças

O Sindipetro-ES já recebeu algumas informações, durante as assembleias do ACT, referente a Estação Fazenda Alegre – EFAL, em São Mateus, e tem conhecimento de que esse tipo de ação está acontecendo em outras unidades. Trabalhadores/as estão sendo ameaçados/as a mudar seus turnos de trabalho e, consequentemente, podem sofrer com redução salarial, devido às desimplantações.

A empresa não comunicou, previamente, dessa decisão, e muitos/as petroleiros/as foram pegos/as de surpresa. Sem negociação, seguem sem saber qual decisão tomar.

Com a redução do quadro, diminui o número de funcionários/as atuando em horários de escala, com turnos diferenciados. Sem esses turnos, perde-se o acréscimo na renda, que, antes, estava garantido. Isso deveria ter sido, pelo menos, conversado com os/as petroleiros/as. Mais um desrespeito contra a categoria”, salienta o diretor de Administração do Sindipetro-ES, Fábio Velten.

A previsão é de que todos esses/as trabalhadores/as desimplantados sejam alocados/as nas funções administrativas. O sindicato mantém posição contrária às reduções de direitos dos/as trabalhadores/as e à venda dos ativos da região Norte do Estado.

Ver mais em Notícias
Comentários encerrados

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…