Home Notícias Sindipetro promove ato nesta quinta na Base 61, em São Mateus

Sindipetro promove ato nesta quinta na Base 61, em São Mateus

A FUP convoca os petroleiros de todo o país para o Dia Nacional de Luta Por nenhum Direito a menos, neste dia 30 de novembro. No Espírito Santo, o Sindipetro organizará o ato a partir das 6h da manhã, atrasando a entrada na Base 61, em São Mateus.
O diretor Wallace Ouverney, da Secretaria de Formação Política e Sindical disse que mesmo após a categoria aprovar com mais de 90% de aceitação o indicativo de greve por tempo indeterminado, a Petrobrás insiste em desmontar o Acordo Coletivo de Trabalho. De acordo com Wallace o ato em São Mateus contará com o apoio de movimentos sociais.
“A atual gestão da Petrobrás quer que os trabalhadores paguem a conta do Entreguismo. Os terceirizados foram demitidos em massa ou tiveram seus salários reduzidos em novos contratos”, analisa o diretor Valnisio Hoffmann, da Secretaria de Comunicação e suplente da Coordenação. Na visão dele essa não é a política de uma estatal, Temer e Parente querem fazer gestão de empresa privada.
Depois de entregar os resultados das assembleias para a Petrobrás, no Rio de Janeiro, José Maria Rangel, coordenador da FUP, enviou uma mensagem aos trabalhadores convocando para o ato nacional do dia 30, prazo estabelecido pela Petrobrás para prorrogação do Acordo.
“Quero parabenizar aos petroleiros e petroleiras que participaram massivamente das assembleias e aprovaram os indicativos. Neste ato de quinta-feira é fundamental a sua participação, contamos com vocês”, disse Zé Maria.
Assembleias
Depois de 14 assembleias realizadas, a categoria petroleira do Espírito Santo disse ‘sim’ aos Indicativos da FUP. Na segunda-feira, a Federação entregou o resultado das assembleias realizadas pelos Sindicatos, onde os trabalhadores aprovaram que com redução de direitos não tem acordo, e pediu a prorrogação do ACT, para dar continuidade às negociações.
O percentual de aprovação chegou a quase cem por cento. Entre os indicativos aprovados pela categoria está a realização de uma greve por tempo indeterminado, com data de início a ser definida pela FUP, em caso de qualquer redução de direitos como descritos e consagrados pelo ACT 2015/2017. Nesta pauta o índice foi de 94,6%.
As assembleias também aprovaram que a conclusão do ACT deverá contemplar os trabalhadores da Petrobrás e de todas as subsidiárias, inclusive a Araucária Nitrogenados, com renovação e validade por dois anos, contemplando também o termo aditivo, com as salvaguardas à contrarreforma trabalhista. Neste quesito a participação dos trabalhadores foi de 97,8%.
“A gestão de Pedro Parente que enxugar a empresa para vendê-la pelo preço que o mercado quer. Após término das assembleias on-shore na maior base administrativa do Espírito Santo os presentes vaiaram a proposta que retira direitos e também a gestão de Pedro Parente” – lembrou Paulo Rony Viana dos Santos, coordenador geral do Sindipetro. No total 763 trabalhadores participaram das assembleias em todo o Estado. A maior participação registrada foi no Edivit com a presença de 136 trabalhadores.
“Nas bases onshore do Espírito Santo, as assembleias terminaram com aprovação quase unânime dos Indicativos da FUP”, comemorou o diretor Valnisio Hoffmann, da Secretaria de Comunicação e suplente da Coordenação.
A Direção do Sindipetro-ES parabeniza a participação em massa dos trabalhadores nas Assembleias, que demonstraram unidade e resistência, fortalecendo a luta pela manutenção dos nossos direitos.
Confira os resultados em cada base:

 
GREVE NACIONAL
Representantes das nove centrais sindicais confirmaram na sexta-feira, dia 24, a decisão de realizar uma greve nacional contra a reforma da Previdência, marcando a paralisação para 5 de dezembro.
Assinam a nota: CGTB, CSB, CSP-Conlutas, CTB, CUT, Força, Intersindical, Nova Central e UGT.

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…