Home Notícias Sanitização e Desinfecção do TABR feita por petroleiros

Sanitização e Desinfecção do TABR feita por petroleiros

 
O atual candidato eleito representante dos trabalhadores no Conselho de Administração da Transpetro, Felipe Homero, ex-diretor Assuntos Jurídicos do Sindipetro-ES e bacharel em Engenharia Química, realizou, na última semana, o trabalho de sanitização e desinfecção de todos os ambientes do Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (TABR), em Aracruz. A atitude teve apoio e permissão do gerente local, Fábio Campos; e a contribuição direta dos trabalhadores Francisco Carlos Machado, funcionário da empresa AELOS, e Rodrigo Pereira, da empresa RCS.
“Em tempos da pandemia instalada no Brasil e no Mundo pela COVID-19, o novo coronavírus já vitimou dezenas de milhares de pessoas, no planeta, o que demonstra que esse vírus não faz distinção entre suas vítimas, seja elas idosas, jovens, ricos, pobres, religiosos, ateus ou líderes políticos”, alerta Homero.
A ação realizada no TABR é um exemplo de iniciativa responsável, extremamente benéfica para a sociedade e para o ambiente de trabalho. “Nosso trabalho foi feito em consonância com o protocolo de tratamento do novo coronavírus, editado pelo Ministério da Saúde, e com as melhores práticas adotadas em países como China, França e Argentina, bem como alguns Estados e Municípios brasileiros, todos comprometidos com as saúdes de seus cidadãos”, reforça Felipe Homero.

Foi ele quem sugeriu a sanitização e desinfecção de todos os ambientes do TABR utilizando um produto a base de Amônia Quaternaria. Homero explica que esses compostos (CAQs) são surfactantes catiônicos, de alta eficiência, extremamente tóxicos contra micro-organismos, fungos, bactérias e vírus. E por isso são conhecidamente agentes de ação biocida.
“O mecanismo de ação desses compostos consiste no rompimento da membrana celular dos micro-organismos, através da interação do composto carregado positivamente com a bicamada fosfolipídica, levando ao vazamento e, posterior, morte celular”, argumenta Homero.
Com a autorização prévia de sua gerência local, ele manipulou o composto seguindo as recomendações da FISPIQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos) do produto, além de treinar um trabalhador terceirizado, destacado para essa atividade. Juntos, eles executaram a desinfecção de todos os ambientes do terminal.
“Gostaria de agradecer ao gerente local, Fábio Campos, pela confiança depositada; ao assistente operacional da empresa AELOS, Francisco Carlos Machado, por contribuir com a iniciativa; e ao encarregado Rodrigo Pereira, da empresa RCS, pela presteza e competência no auxílio da desinfecção. Juntos, conseguimos higienizar todo o ambiente do TABR, para que todos pudessem trabalhar com segurança e tranquilidade para exercermos nosso papel social nesse momento de pandemia”, ressaltou Felipe Homero. Que também se colocou à disposição de multiplicar essa iniciativa e realizar a desinfecção nos outros terminais do Brasil.

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…