Home Notícias Resumo da Semana (15 a 21 de julho)

Resumo da Semana (15 a 21 de julho)

A terceira semana de julho foi de muita luta.

Concluídas as assembleias gerais extraordinárias, realizadas em todo o Estado, com 376 votos contrários a contraproposta da Petrobrás. Não houve voto a favor nem abstenção. Estamos todos, unidos, contra as privatizações da empresa e em defesa dos nossos direitos, do ACT e da Petrobrás. Por nenhum direito a menos!

A semana ainda foi de defesa aos trabalhadores do Norte do Espírito Santo. O sindicato se reuniu com a UO-BA e cobrou respostas em relação às possíveis desimplantações na região e, consequentemente, às respectivas alterações para redução de postos de trabalho e a gestão de mudanças. Não podem fazer perseguição política nem coagir as ações do sindicato. Esse tipo de atitude, além de ferir a liberdade sindical, fere a confiança dos trabalhadores e retira seus direitos. Vamos acompanhar de perto!

O Sindipetro-ES também está acompanhando, de perto, as novas denúncias acerca dos assédios na Plataforma P-57. Referem-se a abusos de autoridade da atual gestão, que trocaram trabalhadores de local, sem o devido diálogo, sendo obrigados a trabalhar, agora, na Plataforma P-58. A mudança ocorreu por questionarem e não concordarem em executar tarefas que fugiam dos padrões da empresa, pondo em risco a vida de toda unidade. Há, inclusive, ameaças dos trabalhadores serem enviados/as para unidades fora do Espírito Santo. O sindicato repudia essa atitude, e vai se mobilizar a categoria contra os assédios.

Outra ação no Norte: foi desmobilizado o container da FSR. Agora, os trabalhadores terão que se deslocar até o refeitório da MI. Mais um retrocesso! É de conhecimento de todos que esse refeitório não atende nem a NR – 24 e NR – 18, sendo que, agora, será obrigado a também acolher os trabalhadores da FSR, da CANCAN, da FSL e da LAGOA PARDA. O assunto será levado para ser discutido na CIPA.
O sindicato também está do lados dos trabalhadores do BAVIT, que terá o contrato encerrado com a Technip. Estamos acompanhando o caso e agindo para conseguir rearranjar os trabalhadores em outros setores.

Sindipetro-ES presente no ato contra a venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), da Bahia. O evento contou com a presença do diretor Fábio Velten e os companheiros aposentados. Um ato importante, contra a venda das refinarias e da Transpetro, que corre o risco de ser desmantelada, restando-lhe apenas poucas funções administrativas. Não podemos permitir!
Estamos agindo, com estratégias para resistir. E preparados para a luta!

Ver mais em Notícias
Comentários encerrados

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…