Home Notícias Plenafup define agenda de luta contra desmonte do Sistema Petrobrás

Plenafup define agenda de luta contra desmonte do Sistema Petrobrás

Na pauta do encontro, as estratégias para o Acordo Coletivo e a liberdade Sindical.

Desde ontem, (23), petroleiros de todo País, reunidos para a oitava Plenafup, na Escola 7 em Belo Horizonte, iniciaram os debates da Agenda de Lutas da categoria que já começou, na última terça-feira, com a primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo 2019-2021.

A empresa deixou claro que está disposta a cortar benefícios, e principalmente, enfraquecer o maior e mais importante instrumento de defesa da classe trabalhadora – os Sindicatos. Do outro lado, os petroleiros, representados pela Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) mostraram que estão fortes e prontos para luta por nenhum direito a menos.
“ Essa sem dúvida será uma das campanhas salariais mais duras da história da categoria Petroleira. A conjuntura vai exigir coragem, unidade e muita inteligência para negociar e enfrentar a direção da Companhia, que está determinada a vender ativos e agravar o quadro de desemprego no país”, frisa o coordenador geral do Sindpetro-ES, Paulo Rony Viana.

Rumo à Greve
Na Refinaria Gabriel Passos (Regap), em Betim, hoje pela manhã, a categoria aprovou greve em defesa do Acordo Coletivo e contra a privatização do Sistema Petrobrás. Se somaram a manisfestação dos petroleiros, os companheiros do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), estudantes e representes das centrais sindicais.
“ A direção da Petrobrás quer pavimentar o caminho para a privatização, retirando direitos históricos do nosso acordo coletivo e aniquilando o movimento sindical. Por isso, temos que resistir e participar das assembleias, rejeitando essa primeira proposta da empresa”, alerta do coordenador geral da Fup, José Maria Rangel.
Confira a Programação
24/05 – sexta-feira
07h – ato na Regap contra a venda das refinarias da Petrobrás e o aumento dos combustíveis;
14h15 – Painel de Debate – Reforma da previdência ou ajuste fiscal para os pobres?
17h30 – lançamento do livro do INEEP
25/05 – sábado
09h – Painel de Debate – Efeitos da reforma trabalhista e Liberdade sindical – Por que querem acabar com os sindicatos?
11h – Painel de Debate – A privatização e a política de preços da Petrobrás – A farsa da Lava Jato;
15h – Trabalhos em grupos:
Grupo 1 – Luta contra a Privatização da Petrobrás e Calendário da Campanha
Grupo 2 – Resoluções 23 e 25 da CGPAR – efeitos sobre a AMS e Previdência
Grupo 3 – Desafios à representação sindical
26/05 – domingo
09h – Plenária Final e apreciação do Relatório da Comissão de Ética a respeito do afastamento disciplinar de dirigente da FUP;
12 h – Retorno das delegações
[ess_grid settings='{“entry-skin”:”1″,”layout-sizing”:”boxed”,”grid-layout”:”even”,”spacings”:”0″,”rows-unlimited”:”off”,”columns”:”5″,”rows”:”3″,”grid-animation”:”fade”,”use-spinner”:”0″}’ layers='{“custom-image”:{“00″:”9693″,”01″:”9694″,”02″:”9695″,”03″:”9696″,”04″:”9697″,”05″:”9699″,”06″:”9698″},”custom-type”:{“00″:”image”,”01″:”image”,”02″:”image”,”03″:”image”,”04″:”image”,”05″:”image”,”06″:”image”},”use-skin”:{“00″:”-1″,”01″:”-1″,”02″:”-1″,”03″:”-1″,”04″:”-1″,”05″:”-1″,”06″:”1″}}’][/ess_grid]

Ver mais em Notícias
Comentários encerrados

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…