Home Notícias Petroleiros levam campanha #PetrobrásFicanoES a Casagrande

Petroleiros levam campanha #PetrobrásFicanoES a Casagrande

 
O Sindipetro-ES esteve reunido com o governador Renato Casagrande, na manhã desta segunda-feira, dia 21 de setembro, e ele se comprometeu a entrar na Campanha #PetrobrasFicanoES. Na pauta, os diretores do sindicato apresentaram as consequências que envolvem o fim das operações de Bunker da Transpetro, a saída da Petrobrás do Norte do Espírito Santo, assim como a situação de risco presente nas demais unidades que a empresa mantém no Estado. Ainda participaram da reunião o deputado federal Ted Conti e a deputada estadual Iriny Lopes, além do Secretário de Desenvolvimento, Marcos Navarro.
Sobre as consequências do fim das operações de Bunker, os diretores do Sindipetro-ES solicitaram a intervenção do governador junto a Vale, no sentido de prorrogar o contrato até a Petrobrás encontrar uma solução definitiva para operação de Bunker, mesmo que seja fora da área da Vale. O governador ligou para o representante da Petrobrás e marcou uma reunião com o representante da Vale.
Em relação à saída da Estatal do Norte Capixaba, foi apresentado ao governador o estudo feito pelo INEEP, a pedido do Sindipetro-ES, contendo as perdas que o Estado terá caso ocorra a vendas dessas unidades.
“Resgatamos um pouco da história e a ligação da empresa com o Norte Capixaba. Mostramos exemplos de empresas que prometeram empregos e investimentos e que depois sumiram, deixando apenas o prejuízo para a região. E ainda enfatizamos a necessidade de um debate público sobre os riscos ambientais, a redução de empregos e as falsas promessas de empresas aventureiras no setor”, relata o coordenador geral do Sindipetro-ES, Valnísio Hoffmann.
Casagrande se comprometeu, junto à diretoria do Sindipetro-ES, a levar o assunto para o Fórum de Governadores, assim como fará uma articulação com outros Estados do país, que estão em situação parecida. Ele reconheceu, ainda, a necessidade de ter uma audiência pública para debater os riscos ambientais e financeiros para a região do Norte Capixaba.
O governador falou, também, sobre o total interesse do Governo do Estado para que a Petrobrás continue no Espírito Santo, e que iria pedir explicações diretamente à Castelo Branco, atual presidente da companhia, sobre a intenção da empresa em sair do Estado.
UTGC e UTGSUL
Durante a reunião, a diretoria do Sindipetro-ES ainda apresentou ao governador e aos demais presentes a sugestão da interligação de um gasoduto para trazer parte do gás do Pré-Sal para as Unidades de Tratamento que atuam no Espírito Santo. Há risco das unidades UTGSUL e UTGC também serem extintas, por falta de produto.
Tanto o governador quanto o secretário Marcos Navarro se mostraram muito interessados sobre o assunto e informaram que já sabiam de um estudo de viabilidade dessa interligação. Disseram, ainda, que devem pautar o assunto nas próximas reuniões da Comissão do Gás.
A diretoria alertou, ainda, sobre o movimento da Petrobrás em sair de todo o Espírito Santo; algo que também vem sendo feito pela empresa em outros Estados do nosso país. Caso essa intenção seja confirmada, haverá uma drástica redução de investimentos em nosso Estado, além do desmonte das atuais áreas de atuação, colocando em risco, inclusive, a permanência da Petrobrás até no Edivit.
Vamos seguir alertas em defesa dos direitos e empregos dos trabalhadores próprios e terceirizados!
#PetrobrásFicanoES
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…