Home Notícias Operação Para Pedro a partir desta quinta-feira (29)

Operação Para Pedro a partir desta quinta-feira (29)

Os petroleiros das áreas operacionais da UO-ES (Onshore e Offshore), G&E, CPT (Sondas de Perfurações)e Transpetro (Edivit, TAVIT, TABR e Ecomps) têm vivido constantes assédios sobre o aumento da burocracia gerencial, na forma de procedimentos impossíveis de serem seguidos a contento com o efetivo atual, após sucessivas saídas de trabalhadores no PIDV o que tem tornado o ambiente de trabalho ainda mais estressante e as rotinas cada vez mais desgastantes.
Em geral, os gestores da empresa preferem realizar uma política de SMS através do medo e ignoram o importante papel da conscientização, dos treinamentos e, principalmente, gastam seu tempo com palestras desmotivacionais ao invés de investirem realmente no que é necessário, como a manutenção industrial e aumento do efetivo.
Rotineiramente, a direção do Sindipetro-ES participa das Comissões de Investigação de Acidentes onde um dos maiores entraves está justamente no tema da culpabilização das vítimas acidentadas, e que cada vez mais as causas dos acidentes têm sido direcionadas para descumprimentos dos padrões operacionais. Assim, a gestão tem jogado para o trabalhador a responsabilidade sobre a segurança e ignorando as diversas denúncias realizadas por trabalhadores e sindicatos.
O Sindipetro-ES entende que a rotina pesada de trabalho, algumas vezes, nos faz realizar as atividades de maneira automática. Mas agora é hora de parar e refletir sobre tudo! Por essa razão, o Sindipetro-ES, conjuntamente com a FUP e seus sindicatos, convoca os petroleiros de todas as bases capixabas para exercitarem o rigoroso cumprimento dos padrões operacionais, Análises Críticas, realização de Análise de Riscos, Normas Regulamentadoras, portarias da ANP, normas do SINPEP e NORTEC, e o uso do direito de recusa diante de qualquer irregularidade.
 
Não corra risco, utilize seu direito de recusa e os termos do sindicato:
 
Cláusula 132ª – Direito de Recusa: Quando o empregado, no exercício de suas atividades,fundamentado em seu treinamento e experiência, após tomar as medidas corretivas, tiver justificativa razoável para crer que a vida e/ou integridade física sua e/ou de seus colegas de trabalho e/ou as instalações e/ou meio ambiente se encontre em risco grave e iminente,poderá suspender a realização dessas atividades, comunicando imediatamente tal fato ao seu superior hierárquico, que após avaliar a situação e constatando a existência da condição de risco grave e iminente manterá a suspensão das atividades, até que venha a ser normalizada a referida situação.
Parágrafo único – A empresa garante que o Direito de Recusa, nos termos acima, não implicará em sanção disciplinar.
Todas as anomalias encontradas nos padrões e nas áreas industriais devem ser relatadas nos Relatórios de Área, registradas no RTA e em e-mail aos supervisores e para Sindipetro-ES que cobrará as correções cabíveis.
 
RECOMENDAÇÕES DE SEGURANÇA
 
• Verifique com seu supervisor a última vez que realizou treinamento nas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho que impactam em sua atividade, sendo as principais na área operacional.
• Caso o trabalhador(a) não tenha tido o Treinamento no Local de Trabalho (TLT) adequado para realizar a tarefa utilize seu direito de recusa.
• Verifique se existe ou não pendencias de ciência em padrão no SINPEP, se houver alguma, priorize os padrões da área operacional que trabalha e realize leitura crítica e detalhada antes de executar a ciência. Não deixe de solicitar a revisão do procedimento se julgar necessário.
• Salientamos que qualquer alteração de procedimento ou realização de ARO que atinja elementos técnicos operacionais de sistema e/ou equipamentos, o engenheiro responsável pela unidade e inspetor de equipamentos devem participar da análise e assinar a alteração após abertura de nota no sistema de Gestão de Mudanças.
• Os equipamentos que estiverem em “by pass”, durante o período da operação “Para Pedro”, não deve ser feito sem TODAS as devidas medidas de segurança. Também devem ser levantados TODOS os instrumentos “by passados” nas unidades e informados ao Sindipetro-ES que encaminhará ao Ministério do Trabalho e Ministério Público do  Trabalho.
 
NA DÚVIDA PARE!
 
Se você identificar alguma alteração nos parâmetros operacionais dos sistemas e equipamentos de processo, onde não tenha sido aberta nota no sistema de Gestão de Mudanças comunique o supervisor e denuncie ao Sindipetro-ES. Considere as seguintes questões:
• Você possui treinamento pleno (simulado de emergência) nos Procedimentos de Resposta a Emergência (PRE) da unidade? Caso contrário comunique o supervisor e denuncie ao Sindipetro-ES.
• Você possui treinamento pleno (simulado de emergência) nos Procedimentos de Resposta Operacional (PRO) da sua área? Caso contrário comunique o supervisor e denuncie ao Sindipetro-ES.
• Se a atividade envolver produtos químicos verificar se a Ficha de informação de segurança de produtos químicos (FISPQ) está disponível e de fácil acesso? Caso contrário se recuse a realizar a atividade até que o problema seja solucionado.
 
• Se houver pendencia de ciência no SINPEP relacionada a PRE realize leitura crítica e detalhada antes de executar a ciência.
• Brigadista, em caso de Emergência, consulte seu supervisor sobre quem irá assumir seu posto de trabalho. Esta informação deve estar procedimentada, caso contrário denuncie ao Sindipetro.
• As AR, Analise de Risco de planejamento de PT devem ser realizadas após verificação da área operacional com todas as especialidades envolvidas (SMS, Manutenção, Operação e outras quando necessário).
• Em caso do uso do Direito de Recusa, haja insistência na realização da tarefa e/ou não aceitem o Direito de Recusa solicite por escrito e comunique ao Sindipetro-ES.
 
BOAS PRÁTICAS OPERACIONAIS:
 
• Realizar a Lista de Verificação de Área (check-list), Análise Crítica de cada operação e lei-tura criteriosa dos procedimentos sempre que houver duvidas. Se necessário tirar dúvidas com supervisor.
• Seguir rigidamente o descrito no Padrão Operacional da atividade e demais documentos
relevantes.
• Se houver contrariedade entre o descrito no padrão/ARO e a realização da atividade ou in-disponibilidade de estruturas adequadas para realização das tarefas à mesma não deve ser realizada, e deve ser aberta RTA para correção do procedimento.
• Verificar as condições dos EPI`s necessários para as atividades. Se houver alguma irregularidade com o EPI não realizar atividade até sanar o problema. O pedido do EPI faltante ou em estado inadequado deve ser feito IMEDIATAMENTE para o setor de SMS da unidade com cópia para o supervisor/gerente.
• Se houver contrariedade entre o descrito no padrão, na realização da atividade ou indisponibilidade
de EPI adequado, a tarefa não deve ser realizada e a irregularidade deve ser comunicada ao supervisor, a CIPA, e o Sindipetro-ES. Dúvidas podem ser sanadas na NR-6.
• Comunique por rádio à Sala de Controle ou ao supervisor que a manobra/atividade será iniciada, falando a identificação (TAG) do equipamento e o comissionamento realizado.
Lembre-se de certificar-se que a Sala de Controle e/ou supervisor recebeu o comunicado.
 
FISCAIS DE CONTRATO E EMITENTES DE PT:
No caso de trabalhadores envolvidos com fiscalização de trabalho e/ou contrato a atenção deve ser redobrada no sentido de seguir rigorosamente os procedimentos operacionais tanto para garantir a segurança sua e dos demais trabalhadores, em especial a segurança dos terceirizados,como para assegurar o atendimento às regras de conduta de fiscalização de contratos.
 
CONTATOS COM O SINDIPETRO-ES:
Denuncie ao Sindipetro-ES quem realizar atividades que descumpram quaisquer norma orientadora do trabalho por conhecimento ou por solicitação da supervisão e/ou gerencia e registrar RTA.
As denúncias devem ser feitas no e-mail do Sindipetro: sms@sindipetro-es.org.br
 
Paulo Rony (Coordenador Geral) (27) 99508-1441
Davidson (Diretor da FUP) (27) 99508-0866
Ewerton (TAVIT) (27) 99508-0399
Baesso (TAVIT) (27) 99508-1742
Pratini (TABR) (27) 99508-1840
Homero (TABR) (27) 99583-3169
Reinaldo (TNC) (27) 99907-3340
Wallace (Off shore) (27) 99583-3171
Rodolfo (Off Shore) (27) 99583-3155
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…