Home Notícias Petroleiros do ES aprovam greve, por tempo indeterminado, a partir de 1º de fevereiro

Petroleiros do ES aprovam greve, por tempo indeterminado, a partir de 1º de fevereiro

 
Estamos próximo de começar mais uma greve. Foram realizadas 12 assembleias, entre os dias 21 e 27 de janeiro, em unidades do Espírito Santo. O Sindipetro-ES convocou toda a categoria para deliberar greve, por tempo indeterminado, a partir do 1º minuto (00:01) do dia 1º de fevereiro de 2020. A categoria foi maioria ao aprovar a greve, com 75% dos trabalhadores apoiando a decisão de paralisar os trabalhos, contra 3% de rejeição e 22% de abstenção.
Esse movimento está sendo construído em todas as bases da FUP, com os trabalhadores do Sistema Petrobrás aprovando a greve. As assembleias , em outros cantos do país, prosseguem até esta terça-feira (28). A categoria está disposta e unida para defender os seus direitos e lutar pelos seus empregos.
Reivindicações
Nossa reivindicação, pela greve, é da suspensão das demissões na Fafen-PR, através do cumprimento da cláusula 26 do ACT da Araucária Nitrogenados (ANSA), e respeito aos fóruns de negociações instituídos pelo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT):
“Cláusula 26 – Dispensa coletiva ou plúrima – A Companhia não promoverá despedida coletiva ou plúrima, motivada ou imotivada, nem rotatividade de pessoal (turnover), sem prévia discussão com o Sindicato. Excetuam-se do previsto nesta cláusula os planos de demissão voluntária ou incentivada, bem como os processos de movimentação interna dos empregados.”
Sobre as demissões da Araucária Nitrogenados, ainda reivindicamos pela: aplicação aos trabalhadores da A.N.S.A. dos mesmos critérios de aproveitamento (garantia de emprego e transferências) aplicados aos empregados da FAFEN-BA (acordo MPT x Petrobrás), sendo a empresa sucedida na relação de emprego pela controladora Petrobrás.
E, ainda, via Grupos de Trabalho e comissões, reivindicamos: suspensão das medidas unilaterais tomadas pela Petrobrás (tabelas de turno, HETT, Banco de horas, PLR, transferências, etc.) e aplicação do previsto no ACT, quanto aos debates e resoluções bilaterais.
União
Esse resultado final aponta a preocupação de toda a categoria, que agora não sabe mais para onde a Petrobrás vai apontar o canhão das demissões. Se em seu discurso, a empresa faz questão de mostrar nas comunicações oficiais que está preocupada com as condições psicológicas dos trabalhadores e, ainda, reconhece que o seu sucesso depende de cada um de nós; temos convicta certeza que não será difícil para a Petrobrás compreender a necessidade que nós, trabalhadores, temos em nos protegermos mutuamente, visto que o discurso apresentado pela empresa difere, há alguns anos, da prática adotada por ela.
Estamos presenciando os colegas da BR e da Fafen-PR perdendo seus empregos, muitos desses acreditando que haviam conquistado o emprego dos sonhos. Se, em nenhum momento, houve preocupação com eles, como a empresa pode garantir que haverá preocupação com os demais trabalhadores?
Estamos na luta! É importante frisar que, hoje, quem realmente se preocupa com o trabalhador é a própria família, os amigos e o movimento sindical. Estamos em defesa de todos! E vamos lutar pelo emprego de todos!
Una-se a nós nessa luta por respeito, por dignidade e por direitos. Temos que defender nossa liberdade de expressão para poder demonstrar nossa insatisfação com essa gestão mentirosa e que tem atingido e feito sofrer milhares de nossos colegas de trabalho.
 
O Sindipetro-ES informa a toda categoria que, nesta quarta-feira, (29), haverá reunião dos sindicatos no Conselho Deliberativo da FUP. Vamos a caminho da greve!
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…