Home Notícias Petroleiros capixabas rejeitam proposta da Petrobras

Petroleiros capixabas rejeitam proposta da Petrobras

Desde a última quinta-feira (22), estamos realizando assembleias nas bases capixabas para avaliação da categoria da proposta para o Acordo Coletivo de Trabalho 2015-2017. E por unanimidade, a categoria rejeitou a proposta da Petrobras que congela a tabela salarial, altera a jornada de trabalho com redução de salário e reduz direitos conquistados, como a remuneração das horas extras e o auxílio alimentação. Estamos em estado de greve, em assembleia permanente e em “Operação Para Pedro” que consiste no cumprimento rigoroso de todos os itens de segurança operacional e denúncia de quem descumprir ou assediar os trabalhadores.
Nos outros estados os companheiros também seguem rejeitando a proposta indecorosa da Petrobras.
Na próxima quinta-feira (29),acontece nova rodada de negociação entre FUP e a empresa.
Em resposta à cobrança da FUP, feita sexta-feira, 23, a Petrobrás concordou com a reunião solicitada e confirmou para a próxima quinta-feira, às 14 horas, nova rodada de negociação do Termo Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho 2015/2017.
Além de cobrar uma nova proposta econômica e resposta para as pendências do ACT, a FUP quer um posicionamento da empresa sobre o Termo de Ciência e Responsabilidade que foi apresentado pelas direções sindicais na última reunião, cobrando o cumprimento na íntegra de todos os procedimentos de segurança previstos pelo Ministério do Trabalho e pela ANP, com a devida responsabilização dos gestores que assediarem ou incitarem os trabalhadores a descumpri-los.
Quadro Nacional das Assembleias
Bahia – as assembleias foram todas realizadas na quinta-feira passada, dia 22, quando 96% dos trabalhadores consultados aprovaram os indicativos da FUP.
PE/PB – as assembleias já foram concluídas e aprovaram por ampla maioria os indicativos da FUP: 272 votos a favor da rejeição da proposta da Petrobrás, 10 contra e 06 abstenções; 196 votos a favor do estado de greve e de assembleia permanente, 55 contra e 37 abstenções; 234 votos a favor da “Operação Para Pedro”, 21 contra e 33 abstenções.
Norte Fluminense – as plataformas e algumas bases de terra já concluíram as assembleias, que prosseguem até quarta-feira nas demais bases de terra. O resultado parcial é de 892 votos pela rejeição da proposta da empresa, 12 contra e 12 abstenções; 805 votos a favor do estado de greve, 75 contra e 35 abstenções; 853 votos a favor do estado de assembleia permanente, 43 contra, 19 abstenções; 784 votos a favor da “Operação Para Pedro”, 65 contra e 63 abstenções.
Duque de Caxias – nesta segunda, os trabalhadores do HA da Reduc e da Estação de Compressão do Vale do Paraíba rejeitaram por unanimidade a proposta da Petrobrás e aprovaram os indicativos da FUP. O resultado parcial é de 446 votos a favor dos indicativos da FUP, nenhum contrário e 09 abstenções. As assembleias prosseguem até quarta.
Espírito Santo – trabalhadores seguem rejeitando a proposta da Petrobrás e aprovando os demais indicativos da FUP. Assembleias serão concluídas nesta terça.
Minas Gerais – a primeira assembleia da Regap, realizada ontem, aprovou por unanimidade os indicativos da FUP. As assembleias prosseguem na terça e na quarta.
Rio Grande do Norte – trabalhadores seguem rejeitando a proposta da Petrobrás e aprovando os demais indicativos da FUP. Assembleias serão concluídas nesta terça.
São Paulo – as assembleias da Recap, dos escritórios e da maioria dos terminais já foram concluídas, com 99% de aprovação dos indicativos da FUP. Na Replan, a maioria das assembleias também já foi concluída e os trabalhadores seguem rejeitando a proposta da Petrobrás e aprovando estado de greve e a “Operação Para Pedro”. Um total de 674 petroleiros já participaram das votações. Assembleias serão concluídas na quarta.
Amazonas – os trabalhadores estão aprovando massivamente os indicativos da FUP. Até o momento, são 202 votos a favor, 02 contrários e 04 abstenções. As assembleias prosseguem até terça.
PR/SC – assembleias começaram no domingo, com ampla aprovação dos indicativos da FUP, e prosseguem até quarta.
Sindiquímica-PR – assembleias serão realizadas na terça.
 
Com informações da FUP

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…