Home Notícias Petrobrás aprova dividendos sem lucro contábil para os acionistas, mas nega PLR para os trabalhadores

Petrobrás aprova dividendos sem lucro contábil para os acionistas, mas nega PLR para os trabalhadores

Em plena negociação do acordo de regramento da PLR, a Petrobrás surpreendeu os trabalhadores, ao anunciar nesta quarta-feira, 28, que o Conselho de Administração, a partir de iniciativa da Diretoria Executiva, aprovou alterações na política de remuneração dos acionistas, autorizando o pagamento de dividendos mesmo quando não houver lucro contábil.
No entanto, nas reuniões do GT da PLR, a gestão negou distribuir aos trabalhadores a sua parte nos resultados da empresa, quando não houver lucro. Ou seja: para os acionistas vale um conceito, para os trabalhadores, vale outro.  
O Acordo de Regramento da PLR pactuado com a FUP em 2014, cuja validade terminou em março do ano passado, garantia a remuneração dos trabalhadores, inclusive na ausência de lucro, desde que alcançados os resultados operacionais, conforme as metas dos indicadores acordados com a categoria.
Nem sempre o lucro é um indicador do resultado real da Petrobrás. A FUP tem criticado e questionado as baixas contábeis feitas pela Petrobrás em função dos desinvestimentos e impairments. Esse, inclusive, foi um dos pontos de discordância no GT, pois a gestão condicionou a PLR ao lucro, diferentemente dos anos anteriores quando os trabalhadores receberam a parte do resultado que construíram coletivamente para a empresa.
A FUP e seus sindicatos irão analisar o conceito aprovado no Conselho de Administração. “Sendo de fato algo que retrate de forma mais fidedigna o resultado da empresa, esperamos que esse mesmo princípio seja garantido aos petroleiros e petroleiras no regramento da PLR, como conquistamos no passado. Os resultados do Sistema Petrobrás são construídos pelos trabalhadores e, portanto, devem ser repartidos entre todos”, afirma a diretora da FUP, Cibele Vieira, que participa do GT do regramento da PLR.
 
Reprodução: Imprensa da FUP

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…