Home Notícias Inscrições para Encontro de Mulheres Petroleiras podem ser feitas até o dia 25 de março

Inscrições para Encontro de Mulheres Petroleiras podem ser feitas até o dia 25 de março

Vitória irá sediar o VII Encontro Nacional de Mulheres Petroleiras da FUP, que será de 05 a 07 de abril. O evento será no Hotel Aruan, em Camburi, mas a abertura ocorrerá no Cine Metrópoles, na Ufes. As inscrições serão encerradas na próxima segunda, 25, e podem ser feitas aqui. Segundo a diretora de Comunicação e Imprensa do Sindipetro-ES, Priscila Patrício, o Encontro vem fortalecer as mulheres petroleiras.
“É um momento de integração, aprendizado, fortalecimento das mulheres. Estamos sofrendo muitos ataques, como o assédio no ambiente de trabalho. Somos as mais afetadas pela política de retirada de direitos que está em curso. A resistência passa pela nossa união. Por isso que o lema do evento é ‘Somos Todas irmãs’. Também vamos reforçar a defesa do pré-sal para o Brasil e a defesa da Petrobrás”, diz.
Segundo Priscila, é um orgulho para Vitória sediar o evento. “É um reconhecimento da importância das mulheres petroleiras capixabas. O Encontro vem para o Espírito Santo como um abraço do Coletivo de Mulheres da FUP para as petroleiras, mostrando que a federação está junto conosco”, destaca.
As mulheres que têm filhos até 10 anos terão à sua disposição, durante o evento, um espaço de recreação com profissionais que irão desenvolver diversas atividades com as crianças, como oficinas, contação de história, entre outras. Assim, as mulheres poderão participar tranquilamente do Encontro. Também haverá, durante o evento, exposição fotográfica e venda de produtos artesanais dos movimentos sociais.
O evento é gratuito. Porém, a participação é possível somente mediante inscrição, exceto na abertura. Serão oferecidos transporte e hospedagem para quem vier do interior.
Programação
5 de abril, sexta-feira
Local: CINE METRÓPOLIS (Campus de Goiabeiras, UFES)
17h30 – Recepção com Feira de produtos da agricultura familiar e exposição de artistas locais
18h – Abertura oficial do VII ENMP e Encontro dos movimentos feministas e sociais do estado do Espírito Santo
18h30 – Homenagem à Zilma Coelho Pinto com exibição de documentário
19h – Palestra: “Por que ser feminista?”
Convidadas: Deputada Federal Erika Kokay (PT-DF) e Professora Dra. Erineusa Silva, Núcleo Interinstitucional de Pesquisa em Gênero e Sexualidades – Ufes/Estácio, Praxis/Nepe (Ufes)
21h – Apresentação Cultural
 
6 de abril, Sábado
 
Local: Hotel Aruan, Praia de Camburi
(Av. Dante Michelini, 1497 – Jardim da Penha, Vitória – ES)
7h30 – Atividade ao ar livre com Marli Zordan
8h às 9h – Credenciamento
9h – Painel: Análise do Setor Petróleo e Gás no Brasil e no Estado do Espírito Santo
Convidadas: Msc. Carla Borges Ferreira, Pesquisadora do INEEP e Msc. Ana Maria Leite de Barros, pesquisadora da UFES;
10h20h – Lanche
10h40 – Painel: A Luta contra a Privatização: o papel das trabalhadoras e trabalhadores
Convidad@s: Rita Serrano, Coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas; Fabiana dos Anjos, Representante dos Trabalhadores no CA da Transpetro; Danilo Silva, Representante dos Trabalhadores no CA Petrobras
12h30 – Intervalo de Almoço
14h – Ginástica Laboral, com Claudete Roseno
14h30 – Painel: Impactos da Reforma Trabalhista e Previdenciária na vida das trabalhadoras e os direitos ainda preservados na lei
Convidadas: Euci Santos Oss, Advogada Trabalhista assessora do Sindipetro-ES; Lujan Miranda, Especialista em Direito Constitucional /Núcleo Auditoria Cidadã da Dívida/ Sindiprev/ES; Jossandra Rupf, Advogada especialista em Gestão de Politicas Publicas de Gênero e Raça / CTB-ES; Sandra Bortolon, Coord. Dieese ES.
15h50 – Lanche
16h– Debate e Reflexões
17h – Bingo
 
7 de abril, Domingo 
 
7h30 – Aula de defesa Pessoal com Campeã Mundial de Jiu-jitsu life COACH Ariane Guarnier
9h – Painel “A trajetória e as conquistas do Coletivo de Mulheres Petroleiras da FUP”
Convidadas: Mônica da Silva Paranhos, pesquisadora associada do Arquivo da Memória Operária do Rio de Janeiro IFCS-UFRJ; Andressa Delbons, coordenadora do Coletivo de Mulheres da FUP
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…