Home Notícias Fiocruz oferece curso sobre saúde, segurança e qualidade no trabalho para a Indústria do Petróleo

Fiocruz oferece curso sobre saúde, segurança e qualidade no trabalho para a Indústria do Petróleo

 
A Fiocruz, com ajuda da FUP e dos Sindipetros do ES, NF, RJ e Litoral Paulista, iniciou um curso de extensão, gratuito, sobre saúde e qualidade no ambiente de trabalho, destinado para empresas da área do petróleo e do gás. O “Programa de Formação de Saúde, Trabalho e Ambiente na Indústria de Petróleo” tem duração de 360 horas, com atividades remotas até o mês de dezembro deste ano e previsão de atividades presenciais em 2021. As aulas já começaram, com representação, por parte do Sindipetro-ES, do diretor executivo Wallace Ouverney, da Secretaria de Política e Formação Sindical.
O curso também foi aberto, além dos diretores da FUP e dos sindicatos, para trabalhadores/as do setor, além de alguns empresários e gestores, incluindo o setor privado. “É um espaço de aprendizado, mas também de construção e de diálogo”, salienta Ouverney.
Nesta semana, por exemplo, o tema da aula foi sobre “Projetos e Organizações do Trabalho no Capitalismo”. Oportunidade para que os representantes dos sindicatos e da FUP argumentassem sobre a precarização no trabalho, além de entrar nas discussões que envolvem questões atuais em relação à Covid-19 dentro das unidades da Petrobrás.
“Foi apresentado pelo professor desse módulo, por exemplo, que se todas as unidades referentes à Petrobrás fossem classificadas como um município, estaríamos entre as 20 maiores cidades com casos de Covid-19 por 100 mil habitantes”, apresenta Wallace Ouverney.
Ainda foram debatidas, na aula, questões que envolvem o aumento do trabalho correspondente ao período em que a escala tinha passado de 14 x 21 para 21 x 21, assim como a redução do POB (população embarcada), e o aumento de acidentes e de exaustão, em especial nas plataformas.
Para o diretor do Sindipetro-ES, Wallace Ouverney, esse curso, além de ampliar o debate e buscar melhorias nas condições de trabalho, em especial no que se refere às questões de saúde e de segurança da categoria, ainda contribui no diálogo direto com os/as petroleiros/as sobre o tema, como, também, uma possível aproximação do debate junto aos gestores.
“Muitas das nossas aulas vão tratar sobre questões cruciais para a qualidade de vida e de trabalho da categoria. Vamos conversar sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, saúde mental e trabalho, vigilância e saúde do trabalhador, entre outros temas fundamentais. O que buscamos, com o curso, é buscar a garantia de um ambiente seguro e saudável ao trabalhador”, reforça Ouverney.
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…