Home Notícias Diante dos fatos, qual deve ser a postura dos petroleiros?

Diante dos fatos, qual deve ser a postura dos petroleiros?

 
 

Por Cláudio da Costa Oliveira, Economista aposentado da Petrobras
O Brasil está sendo dilapidado por uma quadrilha. Nesta segunda feira (06), em emocionado pronunciamento, o senador Requião silenciou o plenário do senado, quando cobrou do juiz Moro e das instituições brasileiras :” Lava Jato, trair a Pátria não é crime? Vender o país não é corrupção ? (vide ANEXO I, não deixe de ler).
A Petrobras suporta a pior página de sua história, dirigida por uma corja que recebeu “carta branca” para destruí-la. Estes dirigentes inescrupulosos sabem que, qualquer que seja o momento em que este processo for interrompido, eles atravessarão as “portas giratórias” retornando aos seus ninhos onde receberão os esplêndidos prêmios (bônus) pelo trabalho feito. Tudo dentro da absoluta “legalidade” (vide ANEXO II , Portas Giratórias )
Mas o que podemos esperar dos petroleiros, gerentes ou não, que enfrentam esta terrível situação, cheia de ameaças. De um lado pressionados pela administração com promessas de corte de direitos e até de demissão. Por outro lado “pisando em ovos” para não serem considerados “colaboradores” ou “traidores” pois neste caso, como no da mulher de César :”Não basta ser honesto, precisa parecer honesto”
Alegar desconhecimento dos fatos os petroleiros não ´podem, pois são inúmeros os artigos publicados e adequadamente disponibilizados, notadamente nos últimos dias onde destacamos os seguintes :
– Em excelente artigo, o presidente da AEPET, Felipe Coutinho, mostra a cronologia das principais ações do governo Temer objetivando a aniquilação da Petrobras (vide ANEXO III)
– Luciano Seixas, experiente, brilhante e aguerrido geólogo aposentado da Petrobras, desmoraliza Pedro Parente mostrando sua ignorância sobre as verdades de Carcará. Pior ainda, o fato de Pedro Parente disponibilizar para os concorrentes as estratégias a serem utilizadas pela companhia nos leilões. Assuntos que em qualquer empresa séria são tratados como segredo e trancafiados a “sete chaves”.(vide ANEXO IV).
– Patricia Laier e Carla Marinho, demonstram que a despeito da ANP dizer que o objetivo das 2ª e 3ª Rodadas de Partilha de Petroleo é “recompor e ampliar reservas e produção brasileiras de petróleo e gás natural”, quem vai recompor reservas são as multinacionais de petróleo e gás. (vide ANEXO V)
Além de diversos outros artigos de personalidades relevantes como Guilherme Estrella, Ildo Sauer e Sylvio Massa que lembrou a frase de Martim Luther King “O que me preocupa não é o grito dos corruptos, dos desonestos, dos violentos, dos sem caráter, dos em ética. O que me preocupa é o silêncio dos bons”
Neste contexto aos petroleiros resta o único instrumento de força que dispõem: a paralisação, a greve.
E a greve virá, coordenada pelas Federações (FUP e FNP) e os Sindipetros. Que seja forte bastante para impor respeito e pelo menos postergar ações. Para isto é fundamental a união entre técnicos, engenheiros, gerentes etc.
Ao mesmo tempo, enquanto durar o “tsunami”, cabe aos petroleiros manter seus postos e se resignarem com a impotência.
ANEXO I – Pronunciamento do senador Requião .
http://www.robertorequiao.com.br/requiao-cobra-a-lava-jato-vender-o-brasil-pode-vender-o-pais-nao-e-corrupcao/
ANEXO II – Portas Giratórias
http://www.aepet.org.br/w3/index.php/artigos/noticias-em-destaque/item/948-editorial-portas-giratorias
ANEXO III – Felipe Coutinho
http://www.aepet.org.br/w3/index.php/artigos/artigos-da-aepet-e-colaboradores/item/953-temer-assume-agenda-das-multinacionais-do-petroleo-e-desgraca-o-brasil
ANEXO IV – Luciano Seixas
http://www.aepet.org.br/w3/index.php/artigos/artigos-da-aepet-e-colaboradores/item/965-sobre-a-felicidade-do-senhor-pullen-parente
ANEXO V – Patricia Laier e Carla Marinho
http://www.aepet.org.br/w3/index.php/artigos/artigos-da-aepet-e-colaboradores/item/958-2-e-3-rodadas-da-partilha-construindo-a-ponte-para-o-passado

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…