Home Notícias Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno

Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno

Confira o Informativo especial sobre o Benzeno da Bancada dos Trabalhadores na CNPBz AQUI
O dia 5 de outubro é o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno. A data é também uma homenagem ao companheiro Roberto Krappa, operador da RPBC, que morreu em 5 de outubro de 2004, vítima de leucemia mieloide aguda, em decorrência da alta exposição à substância benzeno. O problema relacionado ao benzeno, embora seja uma demanda antiga, ainda carece de soluções concretas, principalmente por parte das empresas. No caso da Petrobrás, não é de hoje que a companhia tenta impor limite de exposição ao benzeno, substituindo o critério qualitativo pelo quantitativo. Com isso, a empresa simplesmente descarta a atual legislação brasileira e rasga o compromisso firmado através do Acordo Nacional do Benzeno, a qual é signatária.
Diante disso, é evidente a necessidade de que os trabalhadores abracem a luta contra a exposição ao benzeno como prioritária e transforme o dia 5 de outubro em um dia de luta contra as investidas do patronal de sobrepor o lucro à saúde e a segurança do trabalhador. A cada reunião da CNPBz um novo obstáculo é criado pela bancada patronal para impedir que os trabalhadores se organizem para defender suas próprias vidas. Nesta luta, unem-se ao Grupo de Trabalhadores do Benzeno (GTB), representantes sindicais e trabalhadores de outros setores da indústria, que colaboram debatendo o assunto em suas unidades e setores.
O BENZENISMO
Benzenismo é um conjunto de sinais, sintomas e complicações decorrentes da exposição aguda ou crônica ao benzeno. Asexposições agudas ocorrem em altas concentrações apresentando sinais e sintomas neurológicos. Já as exposições crônicas ocorrem na presença de baixas concentrações de benzeno por um grande período laboral e apresentam sinais e sintomas clínicos diversos, podendo ocorrer complicações a médio ou a longo prazos. (Fonte: Efeitos da Exposição ao Benzeno para a Saúde/ Fasciculo1/Fundacentro/Ano 2012.)
FIQUE ATENTO!
NÃO HÁ LIMITE SEGURO PARA A EXPOSIÇÃO AO BENZENO? Na intoxicação pelo benzeno não há definição estabelecida quanto à dose-dependência para sua ação cancerígena. Não há dose mínima para que haja a ação cancerígena, não possuindo, portanto, limite seguro de exposição, mesmo em baixas concentrações. Esta afirmação pode ser encontrada na legislação brasileira, na legislação da União Europeia, em documento do Instituto Nacional de Segurança e Saúde Ocupacional e no texto da Agency for Toxic Substances and Disease Registry (ATSDR).
A EXPOSIÇÃO AO BENZENO PREJUDICA A SUA AUDIÇÃO? No sistema auditivo, assim como ocorre com outros solventes orgânicos, podem aparecer alterações tanto periféricas, como centrais e podem ser observadas: perdas auditivas neurossensoriais (diminuição gradual da audição), zumbidos, vertigens e dificuldades na interpretação do que se ouve.
EXPOSIÇÃO AO BENZENO CAUSA ABORTO ESPONTÂNEO E PROBLEMAS MENSTRUAIS? Existem estudos indicando aumento de abortos espontâneos e problemas menstruais em mulheres expostas. O anexo 13A da NR15 prevê que as empresas elaborem procedimentos específicos de proteção à saúde e segurança das mulheres gravidas, puérperas e as que estão em período de amamentação, evitando assim o contato e exposição aos locais que contenham benzeno e suas misturas. Em 1934 surgiu a primeira legislação brasileira proibindo o trabalho da mulher com benzeno, pois tratava-se de atividades consideradas perigosas e insalubres. Ainda permanece na atual constituição federal, em seu artigo 387, a garantia que as mulheres gravidas e puérperas dever estar com sua saúde preservadas por ser uma medida de saúde publica.

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…