Home Notícias Consciência Política #4 – Neoliberalismo – Parte 1

Consciência Política #4 – Neoliberalismo – Parte 1

 
O neoliberalismo é uma corrente política e econômica de viés capitalista, que defende a não participação do estado na economia. De acordo com este pensamento, deve haver liberdade total para o comércio, o chamado livre mercado, uma vez que este princípio seria fundamental para o desenvolvimento econômico e social de uma nação.
História                                                                                          
No século XVIII surge o Liberalismo. A doutrina se opunha fortemente ao mercantilismo que aplicava fortes imposições aos trabalhadores a partir da Revolução Industrial. Seus ideais, no entanto, encontraram entraves a partir da Segunda Guerra Mundial e o começo da difusão do pensamento keynesiano.
Décadas mais tarde os modelos do keynesianismo passaram a sofrer graves críticas, culminando com a implantação das idéias de liberalismo econômico, ou neoliberalismo. O início se deu na década de 1970 a partir dos princípios de pensadores como Milton Friedman.
Alguns dos pontos defendidos pela tese se norteiam no livre jogo das forças do mercado. Medidas defendidas por eles são privatização de empresas estatais, abertura econômica para entrada de empresas multinacionais, adoção de medidas para o protecionismo econômico e redução da cobrança de impostos e tributos.
O neoliberalismo é uma das vertentes político-ideológicas que mais sofre retaliações e críticas. Segundo alguns detratores (que não são poucos), o viés da economia neoliberal age em favor de grandes potências econômicas apenas, preterindo o crescimento de países com menor apelo ao universo capitalista. Países em que o sistema foi implementado, sofrem com sintomas como desemprego, baixos salários e aumento considerável da disparidade social.
Fontes:
 
https://www.todamateria.com.br/neoliberalismo/
https://www.suapesquisa.com/geografia/neoliberalismo.htm

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…