Home Notícias Congresso reúne especialistas em Direito do Trabalho e debate Estratégias de Acordo Coletivo

Congresso reúne especialistas em Direito do Trabalho e debate Estratégias de Acordo Coletivo

“Acordo Coletivo de Trabalho” e “Crise trabalhista” foram temas dos debates desta manhã deste sábado (27) no Congresso Virtual Petroleiros do Espírito Santo/2020. A coordenadora nacional de mulheres petroleiras da FUP, Andressa Delbons, falou sobre o Acordo Coletivo de Trabalho: qual a melhor estratégia?  Ela falou da importância dos trabalhadores e trabalhadoras manterem o Acordo Coletivo de Trabalho estabelecido, mesmo em um momento de dificuldades de se mobilizar em meio a pandemia do novo coronavírus, Também assegurar o reajuste salarial e estabelecer regras para o teletrabalho.
O advogado do Sindipetro/ES, Edwar Barbosa Felix, Felix Porto & Advogados Associados, falou sobre os Impactos da Reforma Trabalhista e Acordo Individual de Trabalho. Para ele, os grandes conglomerados é que efetivamente ampliaram seus lucros, com as reformas trabalhistas e alterações legislativas vigentes.
Como efeito econômico, impactos altamente negativos para as pequenas empresas, que é onde a sociedade se relaciona efetivamente. “É necessário a interação do sindicato com a grande massa de trabalhadores do país, em um cenário onde o desemprego cresce”, comentou.
A possibilidade de acordo individual foi implantada para reduzir a atuação do sindicato de forma deliberada, segundo advogado. “É preciso cuidar de uma jornada salubre, a reforma Trabalhista precarizou o trabalho também”, comentou. Temos de conscientizar que os valores sociais do trabalho são fundamentos deste República e não para empreendedores majoritários, levando-se em consideração as  desigualdades sociais”, disse.
O economista Henrique Jager (INEEP) ex-presidente da Fundação Petrobras de Seguridade Social falou a respeito da conjuntura do setor petroleiro e desafios da Petrobras. Como cenários, falou da conjuntura internacional quando houve uma queda abrupta do preço e da demanda, impactando fortemente a Petrobras.
Para ele, a estratégia da empresa é reduzir os investimentos em energia renovável, ao contrário de outros países no mundo, caminhando para uma empresa meramente produtora de petróleo. Também o processo de privatização, notadamente em relação ao refino e a preparação da Petrobras para ser uma empresa exportadora. E chamou a atenção para a importância do petróleo como matéria-prima para inúmeros produtos.
Importância do sindicalismo
No período da tarde, entre 14h e 16h, terminam as mesas de discussão com o tema: “Importância do Sindicalismo”. No momento final do congresso terá o espaço para as pautas reivindicatórias da categoria, seguido da eleição da delegação para o congresso da FUP.
Nesta sexta-feira(26), o Sindipetro-ES abriu oficialmente o evento, com a diretora do Sindipetro-ES, Bruna Moschen, que mediou os debates da mesa de abertura “Crise política e sanitária” com transmissão ao vivo pelos canais do sindicato no Facebook: @SindipetroES e no Youtube: Sindipetro ES e a palestra de Jones Manoel, Historiador, educador popular, Youtuber.

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…