Home Notícias Congresso dos Petroleiros debate Acordo Coletivo e Crise Trabalhista neste sábado

Congresso dos Petroleiros debate Acordo Coletivo e Crise Trabalhista neste sábado

Discussões intensas a respeito do tema “Resistência e Democracia em Termos de Pandemia” prosseguem no Congresso Virtual Petroleiros do Espírito Santo/2020, neste sábado (27). Está previsto dois momentos de debate, com os dois espaços acontecendo em sala de reunião fechada, via Meet. Lembrando que as inscrições estão abertas no endereço: https://bit.ly/3ee5WR3, sendo obrigatório se inscrever para poder participar das atividades de sábado (27).
Pela manhã, entre 9h e 11h30, será abordo o “Acordo Coletivo de Trabalho” e “Crise trabalhista”. No período da tarde, entre 14h e 16h, terminam as mesas de discussão com o tema: “Importância do Sindicalismo”. No momento final do congresso terá o espaço para as pautas reivindicatórias da categoria, seguido da eleição da delegação para o congresso da FUP.
Nesta sexta-feira(26), o Sindipetro-ES abriu oficialmente o evento, com a diretora do Sindipetro-ES, Bruna Moschen, que mediou os debates da mesa de abertura “Crise política e sanitária” com transmissão ao vivo pelos canais do sindicato no Facebook: @SindipetroES e no Youtube: Sindipetro ES e a palestra de Jones Manoel, Historiador, educador popular, Youtuber.
Pronunciamentos
Jones Manoel despertou para a necessidade de haver propostas concretas dos setores progressistas em face do atual governo antidemocrático e com viés fascista. Para ele, o debate passa por uma frente ampla que inclui, principalmente, a classe trabalhadora e a capacidade de mobilizar. “A classe trabalhadora não se mobiliza somente com o termo Democracia,mas com ganhos verdadeiros, precisamos de um projeto nacional, que vá além da figura política de Bolsonaro, que é um sintoma do que acontece.”, afirma. Para o youtuber, é preciso criar uma consciência crítica radical. “Com esta classe dominante não resolvemos nenhum problema fundamental do país, além disso, as forças armadas tentam usar Bolsonaro para seu projeto de poder, voltando para a centralidade”, afirmou.
O coordenador geral do Sindipetro-ES, Valnísio Hoffmann, ressaltou a importância da participação no evento às vésperas das discussões do Acordo Coletivo de Trabalho e alertou sobre as ameaças de perdas para os trabalhadores. “A empresa que teve 40 bilhões de lucro não garante direitos básicos do trabalhador, como na saúde, com o abandono de trabalhadores e trabalhadoras ameaçados de Covid-19, na plataforma P-58.
A diretora do Sindipetro-ES, Patrícia Gonçalves, denunciou que a empresa não negocia com sindicato. Clemildes Cortes Pereira, presidente da CUT, pediu minuto de silêncio pelas vítimas da pandemia. Ela ressaltou que a Petrobras é dos brasileiros e que os gestores disseminam a cultura de que o que é público, não tem serventia, lançando mão de Medidas Provisórias, capitaneadas pelo Governo.
O presidente da FUP, Deyvid Bacelar afirmou que os congressos vão formular pautas de reivindicações que irão para o setor Petrobras e o setor privado. No Espírito Santo, para ele, será ainda mais complexo em virtude das negociações do acordo coletivo *……*quer foram descumpridas e necessidade de debater a precarização com o sistema de teletrabalho. “Precisamos lutar contra o desmonte e privatização, mesmo em meio a pandemia”, comentou o presidente.

Confira a programação completa deste sábado

Sábado, 27/06/2020
manhã
09.00 – Andressa Delbons (coordenadora nacional de mulheres petroleiras da FUP)– Acordo Coletivo de Trabalho: qual a melhor estratégia?
09.40 – Debate
10.00 – Dr. Edwar Barbosa Felix, Felix Porto & Advogados Associados – Impactos da reforma trabalhista e Acordo Individual de Trabalho.
10.40 – Debate
11.00 – Henrique Jager, economista, INEEP, ex-presidente da Fundação Petrobras de Seguridade Social, Conjuntura do setor petroleiro e desafios da Petrobras.
11.40 às 12.00 – Debate
12.00 às 14.00 – Intervalo
14.00 – Cloviomar Cararine (economista, da subseção do Dieese na Federação Única dos Petroleiros(FUP) – Desafios para a campanha de renovação do ACT da Petrobras
14.40 – Debate
15.00 – Wallace Ouverney, Diretor da Secretaria de Política e Formação Sindical – A importância do sindicalismo
15.40 – Debate
16.00 – Definição da pauta reivindicatória estadual e eleição da delegação do XVIII CONFUP
17.00 – Confraternização: I São João Virtual Petroleiro.

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…