Home Notícias Carta aberta aos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras

Carta aberta aos trabalhadores e trabalhadoras da Petrobras

Companheiras e companheiros que sentem orgulho desse crachá verde no peito. Mulheres e Homens que viram na Petrobrás o emprego ideal:
Chegou a hora da verdade!
E a verdade vocês não devem buscar no papel. Código de Ética, discursos do Parente… não é aí que está a verdade.
Claro, na hora do sufoco, do medo, da insegurança, a gente tende a acreditar que o discurso mais confortável seja verdadeiro. Porque, dentro de nós, gostaríamos que fosse verdadeiro.
Como os prisioneiros de campos de extermínio, entrando na câmara de gás. O guarda grita que é apenas um chuveiro coletivo, e boa parte acredita, contra todas as evidências. Porque seria bom que fosse apenas um chuveiro.
O discurso do guarda é, hoje, o discurso do Parente, da Diretoria, e gerentes da Petrobrás.
O falso chuveiro, o gás letal, será o fim intencional da Petrobrás, se nada fizermos.
Parente afirma que em 2020 a empresa estará saneada e maior, enquanto todas as medidas que toma apontam o contrário. Ele sabe que é mentira. E você sabe que é mentira.Porém, muito petroleiro acredita, porque prefere esconder a cabeça na areia para não ver o pior.
A verdade está nos fatos. Na prática. No que acontece hoje, dentro e fora da empresa: o DESMANCHE. A CÂMARA DE GÁS. Você ainda duvida? Veja a entrega do Pré-Sal. “Ah, foi o Congresso!” Parente defendeu a proposta, e trabalhou para isso abertamente.
A Petrobrás é uma história vitoriosa de desafios aos interesses internacionais. Sua criação, e cada momento de expansão, só aconteceram por mobilização dos trabalhadores.O seu crachá verde, hoje, só existe porque quem veio antes de você lutou por ele. E se você não lutar, ele deixará de existir.
Esse é um momento de escolha. O que está em jogo são as vidas, da empresa, nossa, e de nossas famílias. A única coisa que pode impedir o fim da Petrobrás é a luta.É hora de você se posicionar ao lado de quem é empregado da Petrobrás, como você. Só existe este lado e o outro: o lado dos entreguistas, que com falso discurso de combate à corrupção doam nossas riquezas e desmancham nossa empresa. Não existe um terceiro lado. Não existe areia para enfiar a cabeça.
Aqueles que acham que, no fim, restará meia duzia de empregos, e que, por isso, vale mais a pena ficar do lado dos que vão destruir dezenas de milhares de famílias, esperando ser um dos 6 únicos futuros crachás-verdes, estejam avisados: você quer ser o guarda do campo de extermínio, e será tratado como tal.

Rio de Janeiro, 10 de outubro de 2016

Federeção Única dos Petroleiros

Carta Aberta aos Petroleiros     carta-aos-petroleiros-e-petroleiras-10-de-outubro

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…