Home Notícias Hoje é dia do carteiro e dia de lutar contra as privatizações

Hoje é dia do carteiro e dia de lutar contra as privatizações

No dia 25 de janeiro é comemorado o Dia do Carteiro, figura conhecida e ainda muito querida pela população. No entanto, com o sucateamento dos Correios no Brasil, o trabalhador carteiro foi um dos mais afetados: sobrecarga de trabalho, violência, perdas salariais e de direitos já conquistados são exemplos do que sofrem estes trabalhadores. Porém não é possível imaginar que esta luta é diferente de muitos outros companheiros em diversas categorias. Por entender que a classe trabalhadora precisa estar unificada, sobretudo neste momento em que um governo totalmente comprometido com o grande empresariado tenta atacar direitos históricos, além da previdência e tantas outras áreas para garantir o desmonte do Estado e o avanço das políticas neoliberais, o SINTECT-ES propõe um Dia Nacional contra as Privatizações.
Com esta iniciativa o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Espírito Santo espera motivar as demais categorias a promover um calendário de lutar unificado contra os ataques ao patrimônio público, a começar pela defesa da ECT como empresa pública e de qualidade.
Uma empresa estratégica para o Brasil
Na mesma data a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) comemora uma história de 356 anos de serviços prestados ao povo brasileiro. Apesar de ser uma empresa estratégica para o país, nos últimos anos se tornou alvo de esquemas e escândalos que reforçaram o discurso da privatização como solução para o combate à corrupção no setor público. Nada mais falso e perverso, afinal os Correios não são uma empresa comum, cumprem uma relevante função social que vai desde a segurança até a integração nacional e são responsáveis por levar cidadania a todos os cantos do país.
Por isso, defender os Correios é defender o Brasil. Quando se trata do debate sobre as privatizações – tema constantemente abordado pelo atual Ministro da Fazenda, Paulo Guedes – é preciso dizer que não são apenas privatização de empresas ou de serviços, mas de DIREITOS. O Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Espírito Santo deseja construir um amplo debate contra as privatizações e suas consequências para a população convidando para o ato a ser realizado nesta simbólica data. É uma homenagem aos carteiros, símbolo dessa categoria, mas também um convite à criação de um novo pacto em que movimentos sociais, entidades sindicais, estudantes e sociedade civil possam juntos construir a resistência de maneira coletiva e solidária.
Acreditando que é possível resistir e fazer a diferença o SINTECT-ES realizará um ato com a participação de diversos representantes e do Afro Kizomba. Com trajetória militante e ligado ao Movimento Negro, o bloco do Centro de Vitória comandará a parte cultural do evento.
DIA NACIONAL CONTRA AS PRIVATIZAÇÕES
Data: 25/01/201
Hora: a partir de 18h30
Local: ao lado do Prédio Central dos Correios na Avenida Jerônimo Monteiro, Centro de Vitória
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…