Home Notícias 5 de outubro: Dia Nacional de luta contra a exposição ao benzeno

5 de outubro: Dia Nacional de luta contra a exposição ao benzeno

 
Benzeno Mata
No dia 5 de outubro vivenciamos o Dia Nacional de Luta Contra a Exposição ao Benzeno, alertando petroleiros e petroleiras para os riscos causados por esse agente químico que afeta a saúde dos trabalhadores. Já se passaram mais de duas décadas do Acordo Nacional sobre o Benzeno. O dia 28 de setembro de 1995 marcou uma conquista histórica da classe trabalhadora, após anos de luta contra a omissão da empresa.
Apesar do agente químico ser altamente cancerígeno, a Petrobras e outras empresas que integram a bancada patronal na Comissão Nacional Permanente de Benzeno (CNPBz), vêm, há anos, atuando para desqualificar e descumprir o Acordo Nacional, na tentativa de impor limites de tolerância para a exposição ao produto.
Empenho para adequar à legislação
Evaldir Gonçalves da Penha, técnico de Operação da UTGC, e membro do Grupo de Trabalho do Benzeno (GTB) avalia que tem havido esforço da empresa para se adequar a legislação. Segundo ele, a gerência “tem abraçado a causa e as demandas apresentadas estão sendo atendidas”.
Entretanto, na visão dele a prevenção e os cuidados ainda precisam ser ampliados. Uma conquista recente citada por Evaldir, foi a compra de macacões para proteção cutânea, visto que a principal via de contaminação do produto se dá através da respiração e da pele.
Na avaliação de Evaldir, o GTB tem funcionado bem e tido certa autonomia nas ações. “Estamos sempre em contato com o técnico de segurança Francis, que é o higienista do gás e o coordenador do Programa de Prevenção da Exposição Ocupacional ao Benzeno (PPEOB) e com Wescley, higienista da UTGC”, frisou. Porém, a Cipa está muito aquém do que poderia ser. “Hoje só participa das reuniões ordinárias quem está na escala. Dessa forma, o quórum das reuniões tem sido muito baixo, já que no atual mandato, todos os membros eleitos trabalham por escala” – lembrou.
Além de Evaldir Gonçalves, também integra o GTB da UTGC o técnico de Operação Thiago Ardizzon Lovatte. O mandato deles vai até janeiro de 2017.

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

A mão pesada do Estado é exatamente do que a Petrobras precisa agora

Priorização do acionista minoritário não é cláusula pétrea da governança corporativa A Pet…