Home Notícias 5# Consciência Política – Fascismo

5# Consciência Política – Fascismo

 
O fascismo é uma ideologia difícil de ser explicada. Existem diversas definições que passam por ações políticas, filosofia política e movimento de massas. Atualmente, o termo é comumente utilizado para descrever governos autoritários e que propagam amplamente o nacionalismo exacerbado.
O começo do pensamento fascista remonta à primeira metade do século XX, quando os países derrotados na Primeira Guerra Mundial tornavam-se cada vez mais propensos ao pensamento extremista. O nascimento oficial do fascismo data de 23 de março de 1919, na Itália, país que vivia o caos do pós-guerra. Ali, Benito Mussolini fundou os “Fasci di Combatimentto” que reunia ex-combatentes de guerra.
A formação do grupo de Mussolini serviu como uma resposta à grave crise que se espalhava pela Itália, à beira de uma guerra civil e vivendo sob o fantasma de uma ameaça comunista que pairava no ar desde a revolução russa, dois anos antes.
Durante os primeiros anos de movimento, os fascistas agiam como milícias paramilitares, atacando judeus, esquerdistas, políticos, homossexuais e órgãos de imprensa. A expansão do grupo culminou na formação do Partido Nacional Fascista (PNF) em 1921, com Mussolini chegando ao poder um ano mais tarde.
Uma das principais características do governo de Mussolini foi a militarização da política, procurando uma expansão imperial e total supremacia do estado . Além disso, o governo tratava inimigos políticos com total brutalidade, buscando sua eliminação.
O fascismo italiano inspirou, mais tarde, o nazismo de Adolf Hitler, que tomou grandes lições com os discursos e táticas de Mussolini. Levando-se em conta que a Alemanha passava por tempos tão perigosos quanto ou ainda piores que os da Itália, a ascensão do líder germânico se dava por meios similares aos de Benito Mussolini
Na Alemanha, o governo de Hitler se caracterizava pelo nacionalismo e racismo exacerbados, intensificação e exibicionismo do poderio bélico e força física, além de intensa e brutal perseguição a minorias e inimigos políticos, principalmente o povo judeu.
Neofascismo
Não demorou muito para que idéias extremistas fossem exportadas do velho continente. No Brasil, durante o mesmo período em que os canhões do fascismo e nazismo ecoavam pela Europa, a frente integralista brasileira era formada. Segundo pesquisadores, o movimento tratava-se de um “fascismo à brasileira”, uma vez que compartilhava com os irmãos mais velhos europeus a mesma busca por um estado supremo, primando por ideologias autoritárias e militarização.
Atualmente, em momento de grave crise econômica e incerteza política, o Brasil mergulha novamente na procura por respostas rápidas e simplistas. A campanha do ódio já tem feito vítimas e como escudo, velhos fantasmas do século passado como o combate ao comunismo são utilizados para justificar a barbárie. Prestes a cometer os mesmos erros, o país caminho a passos largos para abraçar o autoritarismo e a política de medo de outrora.

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…